domingo, novembro 13

Analise - Blade Runner

Um clássico de ficção cientifica que todos temos o dever de assistir mais de uma vez ! Muito bom veja mais !


Blade Runner é um filme de ficção científica norte americana de 1982 dirigido por Ridley Scott. O roteiro, escrito por Hampton Fancher e David Peoples, é vagamente baseado no romance Do Androids Dream of Electric Sheep?, de Philip K. Dick.Que tem um estilo peculiar de Noir o que deixa o filme um tando misterioso e ao mesmo tempo charmoso.


Enredo:
O filme descreve um futuro em que a humanidade inicia a colonização espacial, para o que cria seres geneticamente alterados (replicantes) utilizados em tarefas pesadas, perigosas ou degradantes nas novas colônias. Fabricados pela Tyrell Corporation como sendo "mais humanos que os humanos", as clonagens Nexus-6 são fisicamente idênticas aos humanos, mas são mais fortes e ágeis. Devido a problemas de instabilidade emocional e reduzida empatia, os replicantes são sujeitos a um desenvolvimento agressivo, pelo que o seu período de vida é limitado a quatro anos.
Após um motim, a presença dos replicantes na Terra é proibida, sendo criada uma força policial especial (blade runners)  para os caçar e recolher (matar). O filme relata como um ex-blade runner (Deckard) é levado a voltar à ativa para caçar um grupo de replicantes que se rebelou e veio para a Terra à procura do seu criador, para tentar aumentar o seu período de vida e escapar da morte que se aproxima.
Ao visitar Tyrell, o criador dos replicantes, Deckard conhece sua jovem assistente Rachael, que ignora o fato de que também ela é uma replicante. Rachael tem todas as memórias de uma sobrinha de Tyrell, e apoiada em suas memórias não consegue acreditar que é uma replicante. A cena em que ela é submetida a um teste Voight-Kampff e se convence desse fato é uma das mais comoventes do filme, e levanta questões filosóficas importantes. O policial Deckard se sente atraído por Rachael, sua fragilidade e sensibilidade, e se envolve com ela.
Um a um os replicantes são caçados, e ao longo do filme parecem adquirir características humanas, enquanto os verdadeiros humanos que os caçam parecem adquirir, cada vez mais, características desumanas. Ao fim, as questões que afligem os replicantes acabam se tornando as mesmas que afligem os humanos.
Elenco:
  • Harrison Ford                          Deckard/narrador
  • Rutger Hauer                           Roy Batty
  • Sean Young                            Rachael
  • Edward James Olmos              Gaff
  • M. Emmet Walsh                    Capitão Bryant
  • Daryl Hannah                          Pris
  • William Sanderson                  J.F. Sebastian
  • Brion James                           Leon
  • Joe Turkell                             Tyrell
  • Joanna Cassidy                      Zhora
  • James Hong                           Hannibal Crew
  • Morgan Paull                          Holden


Prêmios e indicações:

Oscar 1983 (EUA)
Indicado nas categorias de melhor direção de arte e melhores efeitos visuais.


BAFTA 1983 (Reino Unido)
Venceu na categoria de melhor figurino, melhor direção de arte e melhor fotografia.
Indicado nas categorias de melhor montagem, melhor maquiagem, melhor trilha sonora, melhor som, melhor e melhores efeitos visuais.


Fantasporto 1983 (Portugal)
Indicado na categoria de melhor filme.

Globo de Ouro 1983 (EUA)
Indicado na categoria de melhor trilha sonora de cinema.

Prêmio Saturno 1983 (EUA)
Indicado nas categorias de melhor diretor, melhor filme de ficção científica, melhor ator coadjuvante (Rutger Hauer) e melhores efeitos visuais.
Opinião:
Porra... o que dizer desse filme é simplesmente um clássico que irá influenciar muitas gerações. Tem um estilo muito legal na condução da historia deixando sempre um ar de mistério no ar o que deixa o filme mais chamativo e te faz entrar na historia de cabeça. Mostra  um futuro meio conturbado e bagunçado o que na minha opinião de merda deve ser a reprentação de nossas mentes ou de uma sociedade onde ninguém se importa com os outros pois muitas veze as ações aconteciam no meio da galera e eles cagavam pro que tava acontecendo continuavam a fazer o que estavam fazendo sem nem ligarem pros acontecentos, o que não é muito diferente do que acontece hoje em dia. Traz vários questionamento sobre a humanidade e trás nos replicantes a nossa procura por viver e aumentar nosso tempo de vida, mais para que mais tempo de vida? o replicantes só queriam viver e somente isso, muitas vezes no filme dava a entender que eles eram "evil" mas eles queriam apenas passa os conhecimentos atiguiridos nas colonias onde foram exilados. Uma das cenas mais bonitas que eu já vi foi a que o Roy Batty salva Deckard e fala sobre como e viver com medo de morrer e sobre as coisa incriveis que os replicantes poderiam passar aos humanos se pudessem viver mais, e logo depois anuncia que e hora dele morrer. Muito foda mesmo um dos melhores filmes que já vi e que não viu tem que ver antes de morrer (melhor, vai agora pra locadora e aluga o filme pra ver ).

 Melhor Cena:
monologo legendado :


"I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched C-beams glitter in the dark near the Tannhauser gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain. Time to die."  Roy Batty

cena completa:




Nota: 9.9 
obs da nota: só porque nada é perfeito
e porque pode ter filme melhores (na verdade é porque não pode dar 10) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário