domingo, setembro 4

Filme - 2001: Uma Odisseia No Espaço


Se você acha que o maior clássico da ficção cientifica é Star Wars ou Star Trek, acho que você está enganado.
Neste post estarei falando sobre o maior clássico EVER da ficção cientifica.


Enredo:

Filme começa com um prologo, mostrando um ser bem ingênuo (Primata) que se alimenta de plantas e é caçado por animais mais fortes que eles. Até que certo dia encontram uma pedra negra que possui um formato retangular que é chamada de monolito.
Dai para frente damos um salto para 2001 (não esse nosso 2001, e sim o que pessoas daquela época acreditavam como seria essa época) o ser humano já viaja pelo espaço, e possui uma tecnologia muito avançada.
Na lua é encontrado um misterioso monolito semelhante ao que vimos no começo do filme, mas, logo somos tirados da lua  postos na nave Discovery que tem como missão chegar a Júpiter, esta nave é composta por 5 tripulantes e um computador chamado Hal 9000, que é um computador muito avançado que consegue processar diversas ações ao mesmo tempo e parece possuir emoções.
Dai para frente acompanhamos a jornada da nave Discovery para chegar ao planeta Júpiter.


Opinião Pessoal:

Kubrick conseguiu fazer uma incrível obra de arte.
Este filme não se trata apenas de uma ficção cientifica, e sim de uma obra de arte, tanto em fotografia quanto em trilha sonora.
As cenas em que é nos mostrado o espaço, é acompanhada com uma belíssima música clássica. E esta mistura nos faz sentir o tanto que o universo é grandioso e interminável.
Além de tudo isso, nos é apresentado uma história cheia de pensamento filosóficos que apenas os mais atentos iram perceber.

As atuações são perfeitas, os atores conseguem te transmitir o tão frio que os humanos se tornaram, tanto que podemos perceber que Hal 9000 que se trata de um robô possui sentimento muito mais humanos que os próprios humanos.
2001 possui um final bem confuso, que pode ser interpretado de diversas formas, e isso é uma das coisas que torna o filme tão especial, pois você pode parar e refletir o que este filme que lhe passar.
Este filme pode ser difícil de se assistir hoje em dia, por ele ser um filme de 1968 possui um clima bem lento, e os jovens de hoje não são acostumados com esse tipo de coisa, mas, se um jovem como eu (possuo 17 anos) consegue parar e assistir este filme, você também pode conseguir, então sem desculpas!

Curiosidades:
  • A trilha feita especialmente para o filme, foi trocada por Kubrick por achar que música clássica e espaço faziam um par perfeito.
  • O filme não veio do nada da mente de Kubrick e sim do livro "2001: Uma odisseia no espaço (1968)" de Arthur C. Clarke, e a série possui mais 3 livros; 2010: Uma odisseia no espaço 2 (1982), 2061: Uma odisseia no espaço 3 (1988) e 3001: A odisseia final (1997)
  • George Lucas tinha cogitado copiar 2001 e por nas cenas do espaço músicas clássicas, mas acabou mudando de ideia.

Trailer do Filme:


Nota: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário